08 dezembro 2011

Salve Iemanjá, Rainha do mar!

Fim do ano chegando e isso nos faz lembrar nossa devoção pela Orixá Iemanjá, sincretizada pela santa católica Imaculada Conceição, cujo dia comemoramos hoje, 8 de dezembro. No Candomblé, o sincretismo de nossa Mãe Iemanjá se dá também através de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrada em 2 de fevereiro na Bahia.

Iemanjá é a orixá unigênita gerada na qualidade criativa e geradora de Olorum (Divino Criador), é a mãe de quase todos o orixás, portanto, também considerada como "mãe de todos". É a orixá da compaixão, do perdão, do amor incondicional, do amor maternal. A ela está atribuída o Trono da Geração. Sua energia se polariza ao lado da energia do Orixá Omulu neste trono da geração.

Ela tem poderes sobre todos aqueles que adentram o seu domínio, o mar. Venerada e respeitada por pescadores e todos aqueles que vivem no mar, pois a vida dessas pessoas estão em suas mãos. Dona de poderes, a tranquilidade e as tempestades no mar estão sob o seu domínio. É cultuada não somente por nós umbandistas, mas também pelos cubanos e todas as religiões de origem africana.

No Rio de Janeiro e também aqui em São Paulo temos o costume de fazer nossas oferendas a Iemanjá na beira da praia em agradecimento por nossas vidas, pedindo suas bênçãos e prosperidade para o novo ano. E o TUCAPE não ficou fora dessa belíssima homenagem à nossa Mãe Iemanjá!

Os filhos de fé do TUCAPE, sob a orientação de nosso Pai Paulo Ferracina, foram no último fim de semana à Praia Grande fazerem sua humilde oferenda à Rainha do Mar. Agradecemos nesta oportunidade por todas as bênçãos recebidas durante o ano, agradecemos pela vida de cada filho de fé, pela nossa casa, por nossas famílias, por todos aqueles que nos apoiam e buscam apoio em nosso lar espiritual.

Que nossa Mãe Iemanjá abençoe e ilumine nossas vidas!






















Parte da Família TUCAPE na oferenda à Mãe Iemanjá em Praia Grande/SP







Por Helio Actis Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário