04 dezembro 2011

Eparrei, minha mãe! Salve a Orixá Iansã, Salve Santa Bárbara!

O dia 4 de dezembro é dedicado a Orixá Iansã para nós Umbandistas e às religiões de origem africana, como o Candomblé. Para os Católicos este dia é dedicado a Santa Bárbara, também sincretizada pelos escravos como nossa mãe Iansã. A santa/orixá é uma mulher forte e decidida que vai a luta e que só "sossega" quando obtém a vitória, não teme a nada, nem mesmo a morte.


Os escravos africanos que estiveram em nossas terras relacionavam a história de Santa Bárbara à história de Iansã, justamente pelo fato de ambas possuírem o raio como elemento marcante em suas vidas. O raio na história de Santa Bárbara foi responsável por matar seu pai após ele a degolar pessoalmente em praça pública, por defender os ideais cristãos. Já na história de Iansã, ela é a própria rainha dos ventos, dos raios e da tempestade.

De acordo com os livros de Rubens Saraceni, lansã é a aplicadora da Lei na vida dos seres emocionados pelos vícios. Seus campo preferencial de atuação é o emocional dos seres: ela os esgota e os redireciona, abrindo-lhes novos campos por onde evoluirão de forma menos “emocional”.

Iansã forma com Ogum um par energético onde ele rege o pólo positivo (Orixá Universal) e passivo por suas irradiações magnéticas serem retas, e ela rege o pólo negativo (Orixá Cósmico) e ativo pelo fato de suas irradiações magnéticas serem circulares ou espiraladas.

Iansã é responsável por domínio e controle dos eguns (espíritos dos mortos). Conhecida como a Senhora dos Eguns, é ela que servirá de guia, ao lado de Obaluaê, para aquele espírito que se desprendeu do corpo. É ela que indicará o caminho a ser percorrido por aquela alma. Por isso é ela a responsável pela falange dos Boiadeiros, quem a ajudam nesta tarefa.


ORAÇÃO À MÃE IANSÃ

Ó gloriosa Mãe guerreira, dona das tempestades,
Protegei-me eu e minha família contra os maus espíritos,
Para que eles não tenham forças de atrapalhar minha caminhada,
E que não se apossem da minha luz.
Ajudai-me para que as pessoas más intencionadas
Não destruam minha paz de espírito.
Mãe Iansã, cubra-me com seu manto sagrado,
E leve com a força dos seus ventos tudo que não presta para bem longe.
Ajudai-me na união da minha família, para que a inveja
Não destrua o amor que há em nossos corações.
Mãe Iansã, em vós eu creio, espero e confio!
Eparrei, minha Mãe Iansã!
Que Assim seja e Assim será !
.



Por Helio Actis Jr

Fontes:
SARACENI, Rubens. Código de Umbanda. Ed. Madras, 2010.
http://www.youtube.com/watch?v=RRLy9JYE1pw
http://umbandaestudo.blogspot.com/2009/12/historia-de-santa-barbara.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário